quarta-feira, 22 de abril de 2015

Dicas para não cair na malha fina

O prazo para entrega da declaração termina em 30 de abril. É importante que você não perca o prazo e faça a declaração com as devidas informações para evitar a malha fina. Confira abaixo dicas para evitar problemas com a Receita Federal.

1 - Cuidado na digitação de valores;
Quem nunca ouviu o ditado "A pressa é inimiga da perfeição"!Pois é mesmo. Muito cuidado na hora de fazer a declaração as pressas e no Smartphone, na hora digitação acontecem muitos erros com valores a maior ou a menor pois esses são um dos maiores motivos que levam o contribuinte a cair na malha fina. Uma grande dica: CONFIRA OS DADOS ANTES DE ENVIAR.

2 - Evite informações divergentes;
Declare sempre informações verídicas e que você possa prová-las através de um documento hábil para isso.  Lembre-se de guardar este documento por pelo menos 5 anos para evitar imprevistos futuros.

3 - Informe TODAS as fontes pagadoras;
A Receita Federal tudo vê, tudo sabe. Antes de você declarar as informações já estão no sistema, então jamais esqueça de declarar os salários, pró labores, aluguéis e outras de uma ou mais fontes pagadoras.

4 - Não omita nenhum rendimento;
Lançar todos os rendimentos, inclusive de dependentes. Essa falta de informação pode gerar dois crimes  o primeiro de sonegação fiscal e consequentemente o de lavagem de dinheiro.

5 - Não erre nas informações dos dependentes;
Cuidados nas condições da Receita para incluir dependentes, pois muita gente deixa de ter esta atenção e acaba caindo na malha fina por incluírem dependentes fictícios e omitir suas informações.

6 - Gastos que não são dedutíveis, não devem ser informados;
Curso de idioma, dança, despesas médicas com estética não entram como dedução e se informadas pode levar o contribuinte a malha fina.

7 -Informes todas as aplicações financeiras;
Os saldos de aplicações e suas respectivas contas e rendimentos devem ser informados sempre. Os bancos enviam a Receita Federal todas essas informações e através da declaração você confirma estas informações, para evitar divergências nos cruzamentos das informações eles devem ser declaradas.

8 - O Crescimento patrimonial deve ser compatível com a renda;
Se você declara que teve rendimentos de 50 mil e seu crescimento patrimonial foi de 48 mil, há uma grande chance de você ser chamado a Receita "para tomar uma café" e explicar como conseguiu viver com 2 mil reais durante o ano.

9 - Alimentado é diferente de dependente;
Quem paga pensão já deduz o imposto na opção de pensão alimentícia e automaticamente deixa de ter o direito de dedução como dependente;

10 -  Desemprego não significa estar isento;
Caso você esteja desempregado e se enquadre em alguma das regras da Receita você ainda precisa declarar e cuidado com as saídas de empresas durante o ano e ganhos das mesmas, pois se chegar ao valor limite seus ganhos você deve declarar.

Lembre-se que estas são dicas para auxiliá-los na sua declaração, todas as notas e recibos devem ser guardados para eventuais comprovações. Na dúvida acesse o site da Receita Federal onde possui tópicas de diversas perguntas mais comuns e vídeos que poderão sanar algumas dúvidas.

Estaremos a disposição,

Equipe Ag. Experimental do curso de Ciências Contábeis CEUNSP Salto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário